quarta-feira, agosto 11, 2004

Sonolenta Consciência

- Fsssssssss.... Quer dizer que você se acha consciente? Prrrrrrrr.... miauuuu...

Estou enrolado nas cobertas tentando combater o frio que entra pela janela quando o miado familiar vem perturbar meu sono. Primeiro digo para mim mesmo que estou dormindo e não passa de mais um sonho como aquele no polo norte em que eu precisava invadir um submarino nuclear...

- Não, não... Você está bem acordado! Eu sei! Prrrrrrrr...

Olho para o lado e lá está ele, enrolado sobre uma grande almofada no chão me olhando com os dois grandes e brilhosos olhos. Os longos bigodes oscilando ao vento que entra pela janela. Porquê alguns bons amigos carecem totalmente de senso de propriedade? Aquela hora da madrugada definitivamente não era hora para estar me perguntando sobre consciência!

- Tem um peixe no forno Gato! Não quer comer e se aconchegar ai no pé da cama para dormir um pouco? Amanhã conversamos! Agora minha consciência está dormindo!

- Sei... Parece que foi ontem... Um dos seus antepassados brincava com um pedaço de madeira ao lado de um lago... Aconteceu de repente! Ele olhou para o reflexo dele, ficou meio catatônico e se deu conta que quele era ele, que era um indivíduo... Agora te vejo falar que sua consciência dorme! Desde aquele dia tudo que ela faz é tentar despertar!

- Como é? - Imagino que minha cara deveria estar realmente engraçada neste momento! Como a do sujeito ao saber que o delicioso prato diante dele era cobra...

- O espelho pode não ser mais a superfície de um lago, mas para mim você ainda parece estar olhando sua imagem refletida nas suas posses, nas suas idéias, nas suas imagens... Cai na real! A consciência ainda é um projeto futuro para a sua espécie! Ou você acha que se fosse consciente mesmo eu estaria aqui diante de você?

Raios! Como alguém dorme com um visitante como este? Levanto, pego um prato, encho de leite morno coloco do lado da cama e faço carinho no pelo macio do amigo Gato de Botas enquanto ele lambe sorridente o seu leite até que durmo e mergulho no abandono dos sonhos...