sexta-feira, agosto 06, 2004

Saber Opinar

Estava lendo alguns comentários sobre Hell Boy na boa comunidade cinéfilos lá no Orkut quando me ocorreu que muitas pessoas andam tão auto-centradas que passaram a falar como se o mundo as conhecesse ou lhes devesse algum tipo de respeito espontâneo.

"Odiei", "Uma bomba", "ótimo filme" ou "Gostei" em um grupo onde centenas de pessoas escrevem não diz nada! É melhor não opinar!

A impressão que passa é que, para estas pessoas, se algo não lhes parece bom então não é bom! Este é um raciocínio perigoso. É o tipo de maniqueismo que gera proconceitos e justifica holocaustos...

Uma opinião útil deveria vir acompanhada de uma explicação!

"Não gostei pois é muito mentiroso"... Foi o que disse uma moça... Somente esta frase mesmo! Mas, hora! O filme é sobre um demônio-super-herói! O filme É uma fantasia!!! Uma mentira! Ficamos sem saber se a pessoa acredita em demônios, mas acha que eles jamais seriam mocinhos ou se ela repudia o estilo de fantasia, neste caso o que ela foi fazer num filme destes?!?

Alguns poucos explicaram sobre as influências do filme, compararam com o quadrinho de onde foi adaptado, explicaram que não gostaram porque o filme é menos sério que o quadrinho ou que gostaram apesar disso pois ainda se preserva o espírito original da história.

Hell Boy provavelmente é apenas um filme sem importância (ainda não assisti e não sei se irei), mas a dificuldade em opinar que muitos da elite econômica e, supostamente, cultural do nosso país demonstram é bem preocupante...