quarta-feira, junho 18, 2003

Enquanto isso, num braço da Via Láctea...

- E se o sol se apagasse? Por magia, sei lá! O que a gente veria no céu?

Foi ao notar que 80% das pessas respondem que fica tudo escuro enquanto 10% acha que a lua permanece lá nos observando com sua complacente palidez que decidi falar de vez em quando sobre este universo por onde singra nosso Sol nos arrastando junto.

Perdidos em nossas vidas diárias nem imaginamos a incrivel vastidão cósmica e, muito menos a importância disso para nós, entretanto é importante, sim, saber nossa real dimensão e papel na dança da realidade.

Imaginando que a fantasia de Matrix é real podemos nos questionar se faz sentido ser ganancioso (tema aliás bem melhor aproveitado em Simulacron 3, pai de Matrix), no entanto a realidade do cosmo é muito mais deslumbrante.

A propósito, o Sol está distante da Terra uns 8 minutos luz, isso significa que (se deixarmos de lado pequenos problemas gravitacionais e, digamos, explosivos) se o Sol desaparecesse nada mudaria por uns 8 minutos, depois disso a lua sumiria dois segundos depois do Sol. Os outros planetas visíveis se apagariam um a um de acordo com a distância da Terra deixando apenas as estrelas...