quarta-feira, setembro 25, 2002

Dr. Tenório está magoado

As mudanças tem seu próprio ritmo. Vão andando devagar, bem devagar e nos deixando cada vez mais ansiosos até que resolvem tomar impulso em vertiginosa velocidade! Pois as minhas ainda estão na fase da tortura lenta, me cozinhando e testando minha resistência, perseverança e paciência!
Para tomar um pouco de ar fui um pouco mais para perto da fonte, desci e fui passear com minha cara, minha metade, pelos jardins do museu da República onde há uma casa de chá ao ar livre. Não costumamos freqüentá-la pois as experiências anteriores não foram das melhores, mas o dia fresco pedia um chocolate quente!
Mas o Dr. Tenório não está zangado! Ele está muito triste, magoado! Não de forma alguma!
A voz estridente e demasiadamente alta vinha cortando o ar atrás de nós e se expalhando generosamente pelo silêncio do museu. Ao telefone uma mulher loira (bem, uma morena de cabelos pintados), sobre saltos de advogada e cercada da aura de longos anos de forum.
Olha só, o Dr. Tenório não é um moleque! Ele é um juiz de respeito e é claro que ficou magoado com isso! Ele está tão magoado que desligou o telefone...
Fomos nos sentando para pedir nosso chocolate enquanto a mulher e seu indiscreto celular sentavam logo mais atrás. Ao meu lado minha companheira com seu sorriso de lua crescente no céu de primavera já controlava o riso antes mesmo que eu começasse a fazer comentários! A esta altura já pudemos notar que havia um senhor mais velho ao lado dela, ou melhor, ao longe pois foi dar uma volta enquanto ela fazia do celular seu palanque! Seria ele o Dr. Tenório ?
Trabalho lá já faz 16 anos! Não é de hoje não! Eu tenho meus problemas, todo mundo tem, eu tenho problemas com um ex-marido, mas isso só é da minha conta!
E assim nossa tarde um pouco tensa, entre um passado já não mais desejado e um futuro incerto, por alguns minutos (na verdade quase 20) foi totalmente destacada do tempo e já não nos lembrávamos mais de passado ou futuro! A história do Dr. Tenório sua mágoa, o rapaz que sempre anda com ele para todo lado, sua amiga e os problemas com o ex-marido que só dizem respeito a ela e todos nós ali no museu preencheu nossa tarde de bom humor!